terça-feira, 13 de maio de 2008

Bolsinha Tiracolo


Medidas: 22 cm comprimento – 16 cm largura – Peso 0,065 grs
Material: 20 gr de Barbante Rústico Especial 8/6
Camila Fashion Azul marinho cor 152
Camila Fashion Amarelo Ouro cor 291
24 Miçangas grandes Amarelas
1 Kit tear regulável (usar a regulagem grande com distância de 32 cm)
2 Navetes (acompanham o kit)
1 Régua de tração (acompanha o kit)
1 Batedor
Ponto Empregado: Tela – Peruano - Mexicano – Listas Horizontais – Arroz duplo
Execução: Frente: Passar o barbante (urdir o tear) do prego inferior ao superior em zig-zag, por 18 pregos, amarrar no último prego.
Corte um fio de 70 cm de comprimento e com ele teça o ponto peruano a 5 cm de distância da fileira de pregos inferior.
Peruano: Amarre ao meio o fio cortado no primeiro cabo de barbante urdido do tear e siga trabalhando com ele dobrado ao meio, passe um fio por cima do barbante e o outro por baixo do próximo fio, repita este processo até trançar todos os cabos de barbante, sendo que no último deve ser dado um nó.
Passe a régua de tração por baixo do primeiro cabo de barbante e por cima do segundo, seguindo desta forma até o final. Levante a régua de tração, com isso se formará uma abertura que chamamos de cala. Passe a linha azul marinho em uma das navetes e na outra a amarelo. Pegue a navete com a linha azul marinho e passe por dentro da cala, abaixe a régua e desça para empurrar o fio de encontro a trança (peruano), deixe a ponta do fio para fora. Retire a régua de tração e passe novamente entre os cabos da urdidura só que ao contrário da passada anterior, levante a régua passe a navete com fio azul em sentido contrário ao anterior, faça um arco com o fio, abaixe a régua e desça empurrando novamente o fio de encontro aos anteriores, use o batedor para empurrar os fios o mais próximo possível. Repita este processo (ponto tela) por 6 cm. Cada passada da navete por dentro da cala representa ½ duíte (ou meia carreira), um ir e vir é igual a 1 duíte (ou uma carreira). Agora siga a receita exatamente como descrita para fazermos os outros pontos centrais que enfeitam a nossa bolsinha.
1 ½ duíte amarelo, ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; 1 ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; ½ duíte azul; 1 ½ duíte amarelo; 6 duítes azul; ½ duíte amarelo; ½ duíte azul; 1 duíte amarelo; ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; 1 duíte amarelo; ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; 2 ½ duítes azul; 1 duíte amarelo; ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; 2 ½ duíte azul; 1 ½ duíte amarelo; ½ duíte azul, ½ duíte amarelo, ½ duíte azul; ½ duíte amarelo; 3 duites azul; 2 duítes amarelo; 1 duíte azul; 1 duíte amarelo, teça 5 cm somente em azul marinho e 1 cm em barbante, arremate novamente com o peruano usando o barbante cru. Tire esta parte do tear.
Costa: Faça novamente a urdidura do tear (passar o barbante cru) e trance o peruano, faça o ponto tela em azul marinho por 21 cm, e 1 cm em barbante cru, arremate com o peruano com o barbante cru. Tire esta parte do tear.Montagem: Feche as laterais e o fundo da bolsa com costura em overloque, ou pegue cada fio de barbante cru e esconda por dentro da urdidura. Aparte superior da bolsa é a onde foi tecido 1 cm de barbante cru, nesta parte pegue os barbantes e faça arremates com nós usando também as miçangas,fazendo assim uma franja trabalhada, bem ao centro, de cada lado, faça uma trancinha com barbante cru de 10 cm de comprimento, para amarrar e fechar a bolsa. Para a alça corte 1,20 de cabos de barbante e das linhas amarela e azul, em número ímpar para que seja feita uma trança como alça, costurar nas laterais da bolsa.

Conheça

www.ktorbatecelagemartesanal.com.br katia.artesanal@gmail.com