terça-feira, 24 de setembro de 2013

Casaco Artesano

Técnica – Pente Liço  

Tamanho – GG
Material: 1 Tear de Pente Liço de cavalete com 60 cm; 1 Navete maior que 60 cm e 2 navetes de até 35 cm; 1 novelo 100gr Super Bebê – cor PT; 5 novelos de 100 gr de Artesano – cor 3349; 5 botões de 3,5 cm de diâmetro; Agulha crochê nr 4
Urdume: 320cm cada cabo de urdume.
Corte: Corte 124 cabos de 3,20 mt de comprimento com a Super Bebê preto.
Trama: Colocar na navete o fio Artesano
Execução: Corte 124 cabos de 3,20 mt de comprimento com a Super Bebê preto. Encha a navete com a Artesano. Costumo fazer um molde prévio da peça que vou tecer, para que eu possa acompanhar as curvas de decotes e cavas. Com isto você poderá adaptar ao tamanho que desejar.
Com a Super Bebe faça um peruano antes de começar a tecer – gráfico abaixo. Trabalhe em ponto tela por todo a largura da urdidura, até atingir a altura de 65 cm, divida o trabalho ao meio e marque o centro, deixe 8 cm no centro sem tecer. Com as duas navetes menores teça os dois lados simultaneamente e a cada ½ duíte diminua 1 cabo do urdume até que fique 18 cm de tecido de cada lado, estamos fazendo o decote das costas,  teça até atingir 67 cm de comprimento, finalize com peruano.  Deixe um espaço de 20 cm, faça um peruano em metade dos cabos do urdume e depois faça outro peruano na outra metade dos cabos do urdume. Com as nevete menores teça os dois lados simultaneamente, até atingir 45 cm. A partir desta altura a cada ½ duíte faça uma diminuição de 1 cabo de urdume no centro do trabalho pára formar o decote em “V”, teça até que fique com 18 cm de largura em cada lateral e tenha 67 cm de comprimento.  Retire do tear e arremate os cabos da urdidura com nós e esconda os cabos por dentro do tecido – arremate de urdume. Amarre novamente os cabos do urdume ao tear para tecer as mangas. Faça o ponto peruano em 50 cabos centrais do urdume. Teça aumentando um cabo de urdume a cada 4 duítes, até que chegue a um total de 100 cabos de urdume e tenha alcançado a altura de 46 cm, deixe um espaço de 20 cm de urdume e faça a outra manga exatamente igual a primeira. Retire do tear e arremate os cabos da urdidura com nós e esconda os cabos por dentro do tecido – arremate de urdume. Após ter sido feito o arremate, uma os ombros costurando a mão ou à máquina de costura, passe a ferro para assentar as costuras, marque o centro das magas, uma este centro a costura dos ombros, costure as mangas, passe a ferro para assentar as costuras. Costure do punho em direção a cava, e desta em direção a barra do corpo do casaco, pare antes do final deixando uma abertura de 10 cm. Repita este processo do outro lado. Com a agulha de crochê faça um ponto de barra por todo o contorno da peça e dos punhos, na abertura frontal e em torno dos decotes da costas e frente faça 3 carreiras de pontos altos, divida e demarque 5 pontos para pular e fazer a cava dos botões, pregue os botões.

Criação e Execução: Kátia Torba

Conheça

www.ktorbatecelagemartesanal.com.br katia.artesanal@gmail.com