quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Clutche Seda

Material:
Máquina de Costura – Ferro de passar roupa – 2 cortes de seda pintada a mão de 35 x 140 cm; 3 cortes de entretela termo colante de 35 x 50 cm; 1 fecho imantado para bolsa, 1 laço We Care About cod 4349 – linha de bordar a máquina contrastante.
Corte dos Tecidos:
3 cortes de seda de 35 x 50 cm
1 corte de seda de 6 x 140 cm
1 corte de seda de 6 x 25 cm
Modo de Fazer:
Aplique a entretela em 2 cortes de seda de 35x50 cm.
Com o cortador faça cortes ondulados em um pedaço da seda em sentido vertical e marque com etiquetas adesivas enumerando os cortes para facilitar a montagem seguindo a seqüência, no outro pedaço de seda faça cortes no sentido horizontal, não chegue com o cortador até o final do tecido para que estas faixas se mantenham unidas facilitando a montagem.
Posicione então o corte horizontal, pegue a primeira faixa cortada do vertical e posicione entrelaçando entre as faixas horizontais, uma sim outra não, por cima e por baixo.
Com a segunda faixa horizontal faça o mesmo entrelaçamento em posição inversa a anterior, e assim por diante com todas as faixas.
Assim que este tecido entrelaçado estiver pronto, aplique nova camada de entretela termo colante para firmar o trabalho e dar resistência à carteira.
Com ponto decorativo costure as emendas das faias nos dois sentidos.
Refile o tecido, em um dos lados faça cortes arredondados nas laterais, marque 11 cm da borda em cada lateral.
Com a faixa de 6 x 140 cm dobre ao meio e costure todo o seu comprimentos, franza e aplique a partir da marcação das laterais, costure de uma lateral a outra franzindo.
Com o terceiro corte de seda sobreponha a montagem e costure toda a sua volta, deixando uma abertura para desvirar, recorte as sobras.
Do lado onde esta o babado ache o centro e coloque uma das partes do fecho imantado, desvire o tecido.
Com o ponto decorativo borde em volta da aba com o babado.
Costure a faixa de 6 x 25 cm, desvire.
Feche a abertura com acabamento do bordado em ponto decorativo.
Dobre o tecido ao meio até que chegue próximo a aba onde começa o babado, feche as laterais com o bordado decorativo e em uma delas costure dobrado ao meio a faixa para ser a alça de pulso da bolsa. Coloque a outra parte do botão imantado.

Criação e Execução: Kátia Torba

Conheça

www.ktorbatecelagemartesanal.com.br katia.artesanal@gmail.com