quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Jogo Lençol de Casal Catavento

Material:
Máquina de Costura – Ferro de passar roupa – 3 mts de percal liso rosa, 1 ½ MT de tecido rosa com estampa branca, 1 mt de tecido floral grande, 50 cm de tecido branco estampado de rosa – 50 cm de tecido verde.

Corte dos Tecidos:
Tecido rosa estampa branca = corte 24 quadradinhos de 6x6 cm; 84 quadradinhos de 7x7 cm e estes quadrados cortados ao meio na diagonal formando um triângulo, com o restante do tecido corte tiras de 5 cm de largura.
Tecido floral grande = corte 24 quadradinhos de 6x6 cm; 24 quadradinhos de 7x7 cm e estes quadrados cortados ao meio na diagonal formando um triângulo, com o restante do tecido corte faixas de 7 cm de largura.
Tecido branco estampadinho = 36 quadradinhos de 7x7 cm e estes quadrados cortados ao meio na diagonal formando um triângulo.
Tecido verde = 24 quadradinhos de 7x7 cm e estes quadrados cortados ao meio na diagonal formando um triângulo.
Percal : 1 corte de 2x2,5 mt lençol; 2 cortes de 42x75 para a parte de trás da fronha e
2 cortes de 42x60 para complemento da frente.

Modo de Fazer:
Monte os blocos conforme o gráfico, formando 6 blocos, 2 serão para o jogo de fronhas e os outros 4 para a vira do lençol.
Entre os blocos da vira do lençol costure uma faixa de tecido rosa, uma de estampado grande e outra de rosa, nas laterais desta vira termine de cada lado com o tecido rosa, tecido floral grande e rosa novamente.
Em um dos lados no sentido do comprimento desta faixa de vira costure uma faixa de rosa estampado, e do outro lado, costure uma fixa de rosa, uma de estampado grande e outra de rosa.
Costure esta faixa em uma das pontas do percal com 2,5mt, passe a ferro para vincar a costura, dobre as laterais para dentro e costure toda a volta pregando esta faixa ao percal.
Faça um quilt endedite em volta dos blocos e das faixas.
Pegue um dos blocos e em um de seus lados costure uma faixa de tecido rosa de 5 cm largura, no outro lado costure uma faixa de tecido rosa e uma faixa de floral grande, fazendo um retângulo.
No sentido do comprimento costure em um dos lados o percal de 60 cm e do outro o de 75 cm.
Passe a ferro pára vincar, no tecido de 60 cm de comprimento faça uma vira de 15 cm para formar o envelope da fronha, costure as laterais da fronha, desvire e passe a ferro, repita este processo na outra fronha.


Criação e Execução: Kátia Torba

Conheça

www.ktorbatecelagemartesanal.com.br katia.artesanal@gmail.com